Detran MG – www.detran.mg.gov.br – Multas, IPVA, DPVAT


Detran MG – As pessoas que lidam com carros, seja a passeio ou para trabalho, sabem como é essencial manter todos os assuntos relacionados a eles em ordem. O órgão responsável por ajudar a população nas questões referentes ao trânsito é o Departamento Estadual de Trânsito Minas Gerais que orienta cidadãos e motoristas, permitindo que eles encontrem a solução para alguns problemas.


Continue a leitura do artigo abaixo para absorver mais informações a respeito do Detran Minas Gerais e os serviços que o mesmo abrange como IPVA, multas, licenciamento, habilitação, unidades de atendimento. Leia atentamente para tirar todas as suas dúvidas, confira!


Detran MG

O Departamento Estadual de Trânsito mineiro permite que os cidadãos possam resolver questões relacionadas à documentação e também aos estudos preparatórios para as provas de trânsito. Quando a população precisa de esclarecimentos a respeito de conta de multas, licenciamento, ou qualquer outro item relacionado aos veículos que circulam nas ruas de seu estado, basta ir até o Departamento Estadual de Trânsito para receber a devida indicação.

Para facilitar a vida dos cidadãos mineiros, o governo do estado elaborou um portal eletrônico onde é possível realizar diversos serviços online, evitando que o mesmo dirija-se até uma unidade física do Detran. O site pode ser acessado pelo endereço www.detran.mg.gov.br e oferece os seguintes serviços a população:

  • Consulta da situação do veículo;
  • Motivo de não licenciamento;
  • Emissão de extrato de multas;
  • Licenciamento anual;
  • Vistoria de Veículos;
  • Primeiro Emplacamento (veículo zero);
  • Transferência de propriedade de veículo;
  • Comunicação de Venda;
  • Baixa de Comunicação de Venda.

Os que foram citados acima são os mais acessados, porém existem outros serviços disponibilizados pelo Detran Minas Gerais. Se você quer saber como acessar o site com total segurança, basta conferir o próximo tópico.

Como acessar o site do Detran MG?

Detran MG

Com o intuito de estar sempre em contato com as pessoas, os órgãos públicos criaram sites para que usuários utilizem dos seus serviços mais rapidamente, e com o Detran não seria diferente. Abaixo iremos mostrar como acessar o site do Detran Minas Gerais em poucos instantes e com segurança através de duas alternativas muito simples. Confira a seguir!

  • Google:

Detran MG

Se você deseja ter acesso as ferramentas e serviços oferecidos no site através do Google, você precisa digitar a palavra “detran mg” na barra de pesquisas do buscador e apertar enter, o primeiro resultado é o qual você deverá seguir.

  • Navegador:

Detran MG

Você também pode acessar o portal do Departamento Estadual de Transito diretamente pelo seu navegador, bastando apenas digitar o endereço “www.detran.mg.gov.br”, como mostrado na imagem acima, e clicar em enter.

Renavam MG

O Renavam é o documento que serve como uma identidade pessoal do veículo, com ele é possível saber todo o seu histórico, do momento de sua fabricação até quando ele for descartado. O Registro Nacional de Veículos Automotores armazena informações do seu automóvel, tais como:

  • Mudança de proprietário;
  • Licenciamento
  • Multas cometidas;
  • IPVA.

Todas essas informações ficam salvas nos órgãos responsáveis pela ordem do transito, que são os DETRANS e DENATRANS de cada estado. Lembre que para consultar multas, emitir guia de pagamento do licenciamento, entre outros débitos, é necessário ter o número do Renavam MG em mãos. Fique atento!

Consultar Multas

Saber quantas multas tem um automóvel é de extrema importância, pois assim o motorista poderá ter ideia de qual foi o valor do prejuízo. São muitas as situações onde um cidadão pode precisar consultar multas Detran MG. No Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais essa consulta pode ser feita online ou de forma presencial.

Para verificar as suas infrações cometidas de forma online, os cidadãos devem acessar o site do Detran portando o número do RENAVAM e a placa do veículo. Para quem preferir fazer essa consulta presencialmente, é importante ir ao Detran Minas Gerais e apresentar o Certificado de Registro do Veículo (CRV).

Veja abaixo como realizar a consulta através do site:

Detran MG

  • Acesse o site www.detran.mg.gov.br;
  • Digite a placa do seu veiculo;
  • Informe o numero do RENAVAM do seu veiculo;
  • Clique em “Avançar”, como mostrado na imagem acima.

Após isso irá aparecer uma tela com as informações do seu automóvel, sendo que todas elas que aparecerem na mesma são de total legitimidade, pois este é o site oficial do Detran do estado de Minas Gerais. Se o seu veiculo estiver com documentação em atraso, trate de resolver todas as pendencias, pois caso você seja parado em uma blitz policial, o seu veículo pode ser apreendido.


IPVA 2017 MG

O Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais apresenta informações a repeito do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA MG). Esse é um tipo de imposto pago no início de cada ano e que é empregado pelo poder público na manutenção dos serviços relacionados aos transportes, como rodovias.

Os motoristas não pagam o IPVA Minas Gerais nos mesmos dias, pois há uma tabela que deve ser consultada onde é determinado na mesma, o vencimento do imposto. Portanto, conhecer essa tabela é essencial para que ninguém perca a data em que precise pagar. O Detran MG divulga esta tabela no seu site e ela também pode ser consultada de maneira presencial.

Outro recurso que o órgão disponibiliza no seu site é a guia de arrecadação, mas para emitir esse guia é necessário seguir para o site da Secretaria da Fazenda do Estado de Minas Gerais. Com os dados do seu veículo em mãos, é possível realizar esse processo rapidamente. Confira como:

Detran MG

  • Acesse fazenda.mg.gov.br;
  • Digite o número do Renavam MG;
  • Selecione o ano exercício;
  • Preencha o código de segurança;
  • Por fim, clique em “Continuar”.

Em seguida será gerado um boleto com todos os débitos para ser pago o mais rápido possível nas agências bancárias, casas lotéricas, caixas eletrônicos ou até mesmo através do seu bankline.

Licenciamento MG

O licenciamento MG está na vida de todos os motoristas e o Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais orienta os cidadãos também nesse setor. É um documento muito importante, pois é ele quem diz se o automóvel está completamente dentro da lei determinada para poder estar sendo utilizado.

O site do Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais dá aos cidadãos todas as informações que são necessárias para que o licenciamento de cada ano aconteça, e nesta plataforma é possível também solicitar e acompanhar a segunda via do tipo programada e o calendário onde é definido as datas de pagamento do licenciamento 2017 MG.

Veja as datas:

Detran MG

Saiba que existe um risco enorme de transitar com o licenciamento do veículo atrasado, pois caso você seja parado em uma blitz ou qualquer outra fiscalização uma multa será emitida e a chance do seu veículo ficar apreendido é muito grande. Portanto não deixe de quita sua situação e ficar em dias junto ao Detran MG.

DPVAT MG

O Seguro DPVAT é a sigla dada para o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, o mesmo foi criado em 1974 e tem a finalidade de indenizar sem apuração de culpa os acidentes de trânsito, sendo os indenizados: motoristas, passageiros ou pedestres.

É muito importante saber que o seguro dispões de três naturezas de danos, que são elas:

  • Morte;
  • Invalidez permanente;
  • Reembolso de despesas médicas e hospitalares.

Saiba que os donos dos veículos só poderão licenciar o documento quando o pagamento do seguro DPVAT MG for pago. Caso esteja em com débitos junto ao DPVAT, o site www.detran.mg.gov.br disponibiliza uma página exclusiva para a emissão de um boleto que será impresso todos dividendos.

Confira como emitir a segunda via do DPVAT no site Detran MG:

Detran MG

  • Acesse www.detran.mg.gov.br;
  • Clique em “Veículos” no menu horizontal acima;
  • Em seguida clique em “Seguro DPVAT”;
  • Na próxima página digite o número do Renavam MG e a placa do veículo;
  • Preencha com o código de segurança;
  • Por fim, clique em “emitir guia”.

Endereço e telefone

Mesmo com a facilidade da Internet, existem usuários que ainda preferem tratar os assuntos que estão pendentes de forma presencial indo até o Detran Minas Gerais, pois há casos em que a orientação para a real solução de problemas é de que sejam resolvidos diretamente no órgão.

  • Endereço: Avenida João Pinheiro, número 417, no centro de Belo Horizonte.
  • Telefone: 155.

Mostramos para você, cidadão mineiro, um guia completo de como utilizar os principais serviços oferecidos pelo Detran MG, não perca tempo e faça já o uso de quais você quiser, todos são gratuitos. Caso você ainda possua algum tipo de dúvida, faça um comentário logo abaixo e aguardem as nossas respostas. Boa sorte!

Detran MG – www.detran.mg.gov.br – Multas, IPVA, DPVAT
5 (100%) 51 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *