Detran SP → www.detran.sp.gov.br – Multas, Licenciamento


O Detran SP (Departamento de Trânsito São Paulo) é um braço do Governo que se destina a regulamentar o uso dos automóveis no Brasil, logo existem diferentes unidades do Detran e São Paulo também possui a sua.


No Detran, os cidadãos têm informações corretas sobre todos os assuntos ligados aos seus automóveis, no entanto se alguém precisar de um documento pessoal, como uma identidade, também é possível conseguir no órgão.


Neste artigo iremos informar para você os principais serviços oferecidos gratuitamente pelo Detran São Paulo, onde é possível acessá-los através do portal eletrônico disponibilizado pelo órgão. Leia atentamente e tire todas as suas dúvidas sobre o órgão regulador do estado Paulista, confira!

Detran SP

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo tem diversos recursos para a população e assim, torna-se um dos órgãos mais completos e mais buscados por quem necessita resolver algum impasse relação ao seu veículo. Na verdade, até quem não tem impasse algum busca o Detran SP para que esclarecimentos sejam obtidos e haja mais sossego para usar o veículo.

Detran SP

Maior autoridade do trânsito de São Paulo, o Detran é responsável pela rígida fiscalização durante a transição de veículos nas cidades do estado para garantir a aplicação das leis de trânsito, coibindo infratores através de multas e advertências. Além disso o órgão faz a regulamentação e cobrança de tributos como:

  • IPVA;
  • DPVAT;
  • Instalação e Selagem de Placas;
  • Multas;
  • CNH;
  • Licenciamento.

A seguir, mostraremos como acessar o site www.detran.sp.gov.br para utilização dos serviços gratuitos disponibilizados.

Como acessar o site do Detran SP?

Para evitar maiores transtornos Departamento Estadual de Trânsito disponibiliza através de seu site mais de 20 serviços totalmente gratuitos, evitando que o cidadão dirija-se a um dos postos físicos e enfrente problemas, como por exemplo: grandes filas.

Para utilizar os serviços oferecidos no site é necessário que você tenha em mãos informações importantes, como CPF, RG, Renavam, Chassi e Placa do veículo. Em seguida você ficará sabendo como entrar no site Detran SP através de duas alternativas, leia atentamente para não ocorrer  nenhum problema.

Detran SP

É muito importante ressaltar que, para utilizar todos os serviços é necessário realizar o cadastro no próprio site. Não se preocupe, pois o cadastro pode ser realizado gratuitamente em poucos segundos, em seguida será fornecido um login para você entrar no site quantas vezes desejar.

  • Google:

Detran SP

Para acessar o Detran pelo Google, basta seguir para mecanismo de busca, em seguida digitar na barra de pesquisa a palavra chave “detran sp” e apertar enter, na primeira opção que for apresentada você deverá clicar.

  • Navegador:

Detran SP

Para entrar no portal do Detran através do navegador, você apenas deverá abrir um de sua escolha (Google Chrome, Firefox, Internet Explorer…), digitar o seguinte endereço “www.detran.sp.gov.br” como citado na imagem acima e por fim apertar enter.

Renavam SP

O Registro Nacional de Veículos Automotores, mais conhecido como Renavam, é como se fosse o RG ou a certidão de nascimento do veiculo, com esse documento é possível saber todo o histórico do seu veiculo, desde que ele foi produzido até quando ele for descartado.

Detran SP No Renavam São Paulo são armazenadas informações sobre o veículo, mudança de proprietário, multas, licenciamento, emplacamento que ficam sobre o poder do Denatran e Detran de cada estado. O número do Renavam pode ser identificado no documento do veículo, como apresentado na imagem ao lado.

É de suma importância sempre realizar a consulta Renavam do seu veículo, pois é através dela que você pode ficar sabendo o status com informações sobre débitos, restrições e multas, evitando maiores problemas com o Detran

Consultar Multas

Tratar de débitos relacionados a multas não é algo muito agradável mas infelizmente, alguns cidadãos acabam recebendo algumas devido as infrações de trânsito e é necessário saber onde esclarecer dúvidas. O Detran SP é responsável pelas cobranças das multas que os cidadãos paulistas cometem.

Detran SP

Para consultar multas Detran SP, siga os passos que iremos citar abaixo:

  • Acesse o site www.detran.sp.gov.br;
  • Informe o número da placa do veículo;
  • Digite o RENAVAM;
  • Confirme o código que aparece na imagem;
  • Clique em “Avançar”.

As multas cometidas no estado de São Paulo também podem ser consultadas usando o código que o órgão fornece, que é composto por alguns números e algumas letras. Lembrando que é necessário se cadastrar no site para realizar este tipo de serviço.

Após você cometer uma infração e ser abordado por um agente de trânsito ou um policial militar, você irá receber uma notificação no endereço registrado no documento do veiculo onde você poderá recorrer da multa. Existem casos em que o condutor pode fazer a defesa prévia (defesa autuação), onde você pode indicar quem conduzia o veiculo no momento ou poderá pedir que converta a multa em advertência em papel.

IPVA 2017 SP

As pessoas arcam com vários impostos e um deles é o Imposto sobre Propriedade e Veículo Automotor (IPVA). O objetivo implantado para que os cidadãos paguem o IPVA São Paulo é receberem esse valor na forma de benefícios, como novos semáforos, estradas reformadas, sinalizadas e etc.

Se você está com débitos ou dúvidas sobre o IPVA do seu veículo, abaixo iremos te ensinar como realizar a consulta para emitir todo saldo devedor, acompanhe logo abaixo:

Detran SP


  • Acesse www.ipva.fazenda.sp.gov.br/IPVANET_Consulta/Consulta.aspx;
  • Preencha com o Renavam e sem seguida a placa;
  • Digite os caracteres apresentados;
  • Por fim, clique em “Consultar”.

Após realizar a consulta, o imposto poderá ser pago, porém existem regras para pagar o IPVA SP, os contribuintes não podem pagar no dia que desejarem, pois existe um cronograma que divide esses pagamentos. Os eventuais questionamentos podem ser dirigidos ao Detran SP, que possui todo o conhecimento para guiar os cidadãos.

Abaixo será apresentada a tabela do ano de 2016, confira:

Detran SP

A data de pagamento é definida a partir do número final da placa do veículo, onde pode ser pago com desconto em parcela única, ou divido em três vezes sem desconto. Escolha já a melhor alternativa para pagar o seu IPVA e ficar em situação regular junto ao Detran São Paulo.

Licenciamento São Paulo

Todos motoristas precisam estar preparados para o pagamento do Licenciamento SP, pois para um automóvel ser habilitado e transitar livremente, ele precisa estar completamente de acordo com o que a segurança e as leis em vigor.

Existe um cronograma que não pode ser ignorado pelos motoristas e o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo divulga esse cronograma no site. O que é observado para que um automóvel esteja no período de ser licenciado é o final da sua placa: cada uma delas corresponde a um mês.

O falta do pagamento do licenciamento São Paulo torna o carro proibido de trafegar pelas ruas, pois existem blitz onde os policiais fazem a averiguação e levam os carros irregulares. Os radares também captam automóveis não licenciados rodando e acontecendo isso o dono terá que se explicar junto ao Detran, pois não está cumprindo com a legislação.

Por isso o motorista deve ficar atento sempre, verificando sempre a tabela de licenciamento (citada no tópico anterior) e portando o documento de licenciamento em dias sempre que estiver usando o carro.

Perdeu seu documento? Saiba como recuperar!

Nós sabemos que na correria do dia a dia, sempre perdemos algo como, uma chave, uma carteira e várias outras coisas, por isso perder o documento do carro não é uma coisa muito difícil de acontecer.

Detran SP

Para solicitar a segunda via do documento você poderá seguir os passos abaixo:

  • Acesse o site www.detran.sp.gov.br;
  • Navegue até a sessão “Saiba mais” logo na pagina inicial do site;
  • E clique na opção “Perdeu seu documento?”;
  • Vai abrir outra pagina, onde você terá que escolher a opção que se enquadra na sua situação e assim resolver o seu problema.

Simulado Detran SP

Muitas pessoas realizam provas a cada dia como: Provas de admissão de vestibular, concursos públicos, na escola e também provas para ter o direito de dirigir. As provas aplicadas pelo Detran SP não são simples, pois precisam comprovar que os candidatos a nova habilitação têm completo conhecimento das leis de trânsito.

Alguns acabam reprovados nesses testes, outros já dirigiam, mas precisam realizá-los novamente. Sendo a prova mais uma avaliação, como outras, fazer o simulado Detran São Paulo é bem útil. Por isso, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo proporciona essa chance aos motoristas ou quase motoristas.

O simulado disponibiliza dois tipos de provas, confira:

  • A primeira é aquela destinada às pessoas que já têm carteira de habilitação e estão somente renovando, indivíduos que têm conhecimentos e experiência com direção;
  • A segunda prova é para aqueles indivíduos que nunca dirigiram, ou seja, que precisam tirar a 1ª carteira de habilitação.

Ao realizar o simulado Detran SP, é dado um grande passo para que os motoristas criem um conhecimento sobre o que cairá na prova, evitando que os indivíduos sejam reprovados. Aqueles que estão em processo para renovar a CNH SP também tem acesso ao simulado no Detran SP e podem se avaliar para analisar como está o domínio das leis.

Confira a seguir como fazer o simulado:

Detran SP

  • Acesse o site www.detran.sp.gov.br/simulado;
  • Selecione o tipo de prova (1ª Habilitação ou Renovação);
  • Digite a senha gráfica;
  • Para começar, clique em “Iniciar” no teclado virtual.

A realização da prova tem um período bem curto: 40 minutos,  você precisa acertar no mínimo 28 questões dentro desse tempo. Uma grande vantagem que o Detran disponibiliza, é o acesso a todo o conteúdo que o seu simulado reúne.

O simulado do Detran SP tem sempre 5 possibilidades de respostas corretas, porém apenas uma é correta de fato. Só será considerado aprovado quem tiver finalizado o simulado, obtendo 28 perguntas certas.

Endereço e telefone

Entrar em contato com um órgão é uma tranquilidade para os indivíduos e o Departamento Estadual de Trânsito de SP fica acessível às pessoas por intermédio do telefone e também da sua sede.

Existem dois possíveis telefones que os cidadãos podem usar para falar com o Detran São Paulo:

  • O primeiro é para quem está no interior: 0300 101 3333;
  • O segundo é para aqueles cidadãos que estão na capital ou então em outras cidades que utilizem o DDD 11: 3322-3333.

Com relação ao endereço do Detran SP, o órgão tem muitas sedes pelo estado, no entanto a sede fica na Avenida do Estado, número 900, no Bom Retiro. Uma referência é a estação de metrô chamada Armênia.

Passamos para você acima um guia completo sobre a autarquia do trânsito no estado de São Paulo. O artigo foi preparado com informações sobre Multas, IPVA, Licenciamento e Simulado. Se você ainda possui dúvidas sobre o Detran SP, deixe seu comentário logo em seguida que responderemos em breve.

Detran SP → www.detran.sp.gov.br – Multas, Licenciamento
4 (80%) 4 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *